Prêmio ABAP Roberto Burle Marx

INSCRIÇÕES ATÉ 19 DE FEVEREIRO DE 2024

Instagram

FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE NA ABAP!

previous arrow
next arrow

7º CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUITETURA DA PAISAGEM

O 7º CIAP é uma iniciativa da ABAP em parceria com o Observatório do Espaço Público (OEP), Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO) e Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano (PPU), todos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O Congresso acontecerá na cidade de Curitiba, Paraná, nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2024.

A chamada pública do 7º CIAP se destina à comunidade profissional, acadêmica e científica para apresentar e divulgar suas práticas e atividades profissionais, suas pesquisas, seus projetos de ensino e extensão, dentre outras possibilidades, com o objetivo de discuti-las e compor um quadro geral enquanto expressão de nossa contribuição para o contínuo processo de aprendizado e defesa da paisagem. Para tanto, as contribuições deverão ser enquadradas nos seguintes eixos temáticos:

        Direito à paisagem;
        Dimensão humana do projeto, do planejamento e da gestão da paisagem;
        Dimensão biofísica do projeto, do planejamento e da gestão da paisagem;
        Dimensão histórica e patrimonial do projeto, do planejamento e da gestão da paisagem;
        Processos formativos sobre a paisagem;
        Tecnologia e inovação na paisagem.

Serão realizadas palestras, ambientes de troca de conhecimentos, vivências, passeios e outras oportunidades únicas de aprendizado e integração.

Quer saber mais? Acesse o site do 7º CIAP, pois em breve divulgaremos mais informações sobre a programação, os convidados e outros detalhes.

ALIANÇA PELA PAISAGEM

A ABRAMPA (Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente) e a ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas), em reunião realizada no dia 07 de agosto de 2023 lançaram o projeto “Aliança pela Paisagem” que tem como objetivo mobilizar a sociedade civil e organizada, por meio de várias entidades, visando discutir a necessidade de uma “Lei da Paisagem” para o Brasil. Durante a reunião foi discutida a necessidade de haver no Brasil uma normativa que trate de forma holística e coordenada a gestão e proteção da paisagem, como já acontece, por exemplo, na Europa, onde há o Convênio Europeu de Paisagem.

O projeto terá as seguintes estratégias:

– Mobilização, por meio de entidades, órgãos governamentais, órgãos do terceiro setor, academia e estudiosos da paisagem, para discussão do conteúdo de uma “Lei da Paisagem” (seguindo-se na linha do Convênio Europeu da Paisagem, com adaptação à realidade brasileira);
– Elaboração de uma minuta de projeto de lei que possa ser apresentada ao Congresso Nacional e, também, às Assembleias Legislativas Estaduais;
– Sensibilização e capacitação para o tema, com realização de palestras, seminários, eventos e congressos;
– Analisar modelos já existentes em outros países para discuti-los e adaptá-los à realidade nacional;
– Participação na “LALI – Iniciativa Latinoamericana del Paisaje”, que busca mobilizar os países da América Latina para criação de um Convênio Latino-Americano de Paisagem;
– Elaboração de Manual, Cartilha ou Nota Técnica que chamem a atenção para a inclusão da temática da paisagem nos instrumentos de planejamento e de controle já existentes na legislação brasileira (zoneamentos, planos diretores, planos de bacia, licenciamento ambiental, licenciamento urbanístico, dentre outros), para ser adotado pelos membros do MP e outros servidores públicos.
 
Mais informações em breve!

SIGA A ABAP!

FACEBOOK

Fique por dentro das notícias, eventos, projetos e demais informações do universo da arquitetura da paisagem!

INSTAGRAM

Conecte-se à ABAP em todas as redes sociais e garanta o máximo de conteúdos produzidos especialmente para você!

YOUTUBE

A ABAP também está no YouTube! Acesse os eventos, palestras, entrevistas e outros vídeos produzidos pela ABAP.

NOSSA REDE

SÓCIOS COLABORADORES