Prêmio ABAP Roberto Burle Marx

ACESSE O RESULTADO DAS INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS!

Instagram

FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE NA ABAP!

previous arrow
next arrow

7º CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUITETURA DA PAISAGEM

O 7º CIAP é uma iniciativa da ABAP em parceria com o Observatório do Espaço Público (OEP), Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO) e Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano (PPU), todos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O Congresso acontecerá na cidade de Curitiba, Paraná, nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2024.

A chamada pública do 7º CIAP se destina à comunidade profissional, acadêmica e científica para apresentar e divulgar suas práticas e atividades profissionais, suas pesquisas, seus projetos de ensino e extensão, dentre outras possibilidades, com o objetivo de discuti-las e compor um quadro geral enquanto expressão de nossa contribuição para o contínuo processo de aprendizado e defesa da paisagem. Para tanto, as contribuições deverão ser enquadradas nos seguintes eixos temáticos:

        Direito à paisagem;
        Dimensão humana do projeto, do planejamento e da gestão da paisagem;
        Dimensão biofísica do projeto, do planejamento e da gestão da paisagem;
        Dimensão histórica e patrimonial do projeto, do planejamento e da gestão da paisagem;
        Processos formativos sobre a paisagem;
        Tecnologia e inovação na paisagem.

Serão realizadas palestras, ambientes de troca de conhecimentos, vivências, passeios e outras oportunidades únicas de aprendizado e integração.

Quer saber mais? Acesse o site do 7º CIAP, pois em breve divulgaremos mais informações sobre a programação, os convidados e outros detalhes.

ALIANÇA PELA PAISAGEM

A ABRAMPA (Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente) e a ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas), em reunião realizada no dia 07 de agosto de 2023 lançaram o projeto “Aliança pela Paisagem” que tem como objetivo mobilizar a sociedade civil e organizada, por meio de várias entidades, visando discutir a necessidade de uma “Lei da Paisagem” para o Brasil. Durante a reunião foi discutida a necessidade de haver no Brasil uma normativa que trate de forma holística e coordenada a gestão e proteção da paisagem, como já acontece, por exemplo, na Europa, onde há o Convênio Europeu de Paisagem.

O projeto terá as seguintes estratégias:

– Mobilização, por meio de entidades, órgãos governamentais, órgãos do terceiro setor, academia e estudiosos da paisagem, para discussão do conteúdo de uma “Lei da Paisagem” (seguindo-se na linha do Convênio Europeu da Paisagem, com adaptação à realidade brasileira);
– Elaboração de uma minuta de projeto de lei que possa ser apresentada ao Congresso Nacional e, também, às Assembleias Legislativas Estaduais;
– Sensibilização e capacitação para o tema, com realização de palestras, seminários, eventos e congressos;
– Analisar modelos já existentes em outros países para discuti-los e adaptá-los à realidade nacional;
– Participação na “LALI – Iniciativa Latinoamericana del Paisaje”, que busca mobilizar os países da América Latina para criação de um Convênio Latino-Americano de Paisagem;
– Elaboração de Manual, Cartilha ou Nota Técnica que chamem a atenção para a inclusão da temática da paisagem nos instrumentos de planejamento e de controle já existentes na legislação brasileira (zoneamentos, planos diretores, planos de bacia, licenciamento ambiental, licenciamento urbanístico, dentre outros), para ser adotado pelos membros do MP e outros servidores públicos.
 
Mais informações em breve!

SIGA A ABAP!

FACEBOOK

Fique por dentro das notícias, eventos, projetos e demais informações do universo da arquitetura da paisagem!

INSTAGRAM

Conecte-se à ABAP em todas as redes sociais e garanta o máximo de conteúdos produzidos especialmente para você!

YOUTUBE

A ABAP também está no YouTube! Acesse os eventos, palestras, entrevistas e outros vídeos produzidos pela ABAP.

NOSSA REDE

SÓCIOS COLABORADORES