6º CIAP | LANDSCAPE BRASIL

Olhar é o primeiro gesto da observação que antecede o processo de imaginar paisagens. Olhar para conhecer nos fornece subsídios à interpretação que revela a oportunidade de descobrir as singularidades dos lugares, sua constituição natural e cultural, que informam o pensar, planejar e projetar o futuro. Projetar Paisagens “é imaginar o real” (Besse, 2014, p. 60). Imaginar é antever a construção de lugares, aqueles que identificam comunidades que nele habitam, num exercício que supõe considerar, necessariamente, a relação entre a natureza e a cultura. Se, como afirma Alain Roger, “cada paisagem tem sua própria linguagem”, o impulso para projetá-la se estabelece nessa intricada relação. O gesto de conceber é ainda ético e dessa forma, político. Entre ética e estética, discute-se assim o Gerir, em acordo e respeito aos limites da natureza, aos anseios e desejos da população e a garantia do direito à paisagem como um bem coletivo, estrategicamente inserido nos instrumentos de gestão.

Olhar, imaginar e gerir paisagens são os temas centrais e objeto de discussão do 6º CIAP | Landscape Brasil, a Conferência Internacional de Arquitetura da Paisagem da ABAP, que acontecerá nos dias 4, 6 e 7 de setembro, remotamente.

 

Para saber mais, acesse o site do evento: https://eventos.trioxp.com.br/landscapebrasil 

A principal meta da ABAP é a promoção da profissão do arquiteto paisagista, respondendo aos desafios criados pelas intervenções na paisagem nas mais diferentes escalas e nos mais diversos ambientes. Para tanto, promove visitas técnicas, cursos, palestras, encontros e seminários de aperfeiçoamento profissional, além de exposições, publicações e outras atividades.

Contato

Rua Bento Freitas, nº 306, sala 31 – São Paulo, SP

Telefone: (11) 3675-7810

abap@abap.org.br

© Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – Todos os direitos reservados.  

Siga a ABAP nas redes sociais