tel.: (11) 3675-7810
abap@abap.org.br

125
06 de agosto de 2009
Agenda
10 AGOSTO
NOVO PRAZO para associados enviarem trabalhos para a EXPOSIÇÃO ABAP - Arquitetura Paisagística no Brasil:
enfrentando os desafios do terceiro milênio com infra-estruturas verdes, que se realizará em outubro de 2009 no Rio de Janeiro

Os projetos para seleção prévia
devem ser enviados via e-mail para abap@abap.org.br contendo resumo da obras ou projeto com até 300 palavras, ficha técnica completa e, em anexo, de três a cinco imagens em formato jpeg.

Mais informações

16 JULHO a 13 SETEMBRO
ROBERTO BURLE MARX 100 ANOS: A PERMANÊNCIA DO INSTÁVEL

São Paulo SP
MAM Ibirapuera

Horários

24 A 26 SETEMBRO 2009
12o. CONGRESSO BRASILEIRO DE PAISAGISMO/ ABAP-FIAFLORA

São Paulo SP
Tema: Cem anos de Burle Marx

Informações e inscrições

21 A 23 OUTUBRO 2009
46th IFLA WORLD CONGRESS / 2º CONGRESSO INTENACIONAL DA ABAP

Rio de Janeiro RJ
Infra-estrutura verde: paisagens de alto desempenho

Informações e inscrições

Mais associados
Constam em nossos quadros os arquitetos paisagistas:
Julio Barea Pastore (São Paulo), Gustavo Ramalho Mendes Garrido (São Paulo), Marilia Cabral V. Barreto (Salvador),
Leonardo Loyolla (São Paulo), Quatro vezes bem-vindos.
Núcleos
A ABAP tem como estratégia o fortalecimento de seus núcleos
e a ampliação de sua representatividade e alcance nacional, o que será muito interessante quando tiver início o funcionamento do CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Os contatos estão em andamento. Participe.
O patrimônio de Burle Marx e a Abap

O prefeito carioca assinou decreto de tombamento provisório de 84 obras de Roberto Burle Marx no município. O processo de tombamento foi aberto a partir de ofício enviado pela ABAP à Secretaria de Patrimônio Cultural em 2007 e nossa carta foi anexada ao processo como página de abertura.
Sergio Treitler, do IPHAN, comunicou que o IPHAN está tombando seis jardins públicos de Burle Marx no Recife e conclamando as outras superintendências regionais a fazerem estudos visando ao mesmo objetivo. Segundo ele, a ABAP é citada no processo de tombamento pernambucano. Para a arquiteta paisagista Ana Rita Sá Carneiro, durante o lançamento da cartilha Os Jardins de Burle Marx no Recife, “a surpresa veio com o anúncio do tombamento estadual no Diário Oficial. Assim temos seis jardins de Burle Marx tombados no Estado de Pernambuco e estamos na torcida pelo tombamento nacional. Estamos felizes.”

Rio encerra Ciclo RBM 100 Anos

A terceira Sessão Técnica ABAP do Ciclo Burle Marx ocorreu no Rio de Janeiro no dia 4 de agosto, data em que o paisagista completaria seu centenário. A noite foi dedicada aos temas ligados à proteção do legado do paisagista. Além de Fernando Mello, arquiteto da Secretaria de Patrimônio Cultural da cidade, a mesa-redonda contou ainda com a participação de Carlos Fernando Delphim (Iphan) e Jeanne Trindade (PCRJ), sendo coordenada pela colega Mônica Bahia Schlee.
No dia 14 de julho, havia acontecido, sempre com o apoio do IAB-RJ, a segunda sessão do Ciclo, daquela vez coordenada por Eduardo Barra e voltada para a trajetória profissional de Burle Marx. Foram convidados profissionais que conviveram com o mestre, como Haruyoshi Ono (diretor da Burle Marx & Cia.), o arquiteto paisagista paulista Oscar Bressane e Robério Dias (diretor do Sìtio Burle Marx), que deslumbraram a platéia com depoimentos emocionados e carregados de ensinamentos.

O Mec se enganou

O Ministério da Educação está regulamentando a criação de novos títulos para a Área das Engenharias da mesma forma que já fez para o ensino técnico e tecnológico. Só que, nesse processo, colocou a Arquitetura e Urbanismo como "modalidade" do Grupo da Engenharia, o que é um grande equívoco. A Arquitetura e Urbanismo não tem a necessidade de regulamentação de título porque tem habilitação única desde 1969. Os cursos do país emitem diplomas de "Arquiteto e Urbanista", não cabendo esta consulta para os profissionais de nossa área.
A ABEA – Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo encaminhou à Abap uma campanha solicitando que professores entrem na página do MEC e deixem registrado a retirada da ARQUITETURA E URBANISMO do grupo das ENGENHARIAS.

Sócios colaboradores
Clique abaixo se você:
Quer receber PAISAGEM ESCRITA - versão eletrônica ou se
Não quer mais receber PAISAGEM ESCRITA - versão eletrônica
Paisagem Escrita é uma publicação da ABAP