sobre

HISTÓRIA

Em maio de 1976 funda-se a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – ABAP, em resposta ao convite feito a todos os profissionais que participavam do encontro da IFLA, International Federation of Landscape Architects, realizado no ano anterior, em San Antonio, Texas (EUA). Inspirada pelo convite que assumia forma de desafio, a arquiteta urbanista Rosa Grena Kliass que participava do evento reuniria um grupo de profissionais e pesquisadores que tinham na Paisagem seu objeto de pesquisa e prática. Juntos decidiram estruturar uma associação e assim nascia a ABAP como um lugar de encontro e troca de experiências, um modelo que dialogava com outras associações no mundo e que representava o Brasil junto ao IFLA, essa organização internacional que a todos une. Dois anos depois, em 1978, a jovem ABAP sediaria em Salvador, na Bahia, o XVI Congresso da IFLA, aglutinando profissionais de todo o Brasil e de diversos países.

Desde então, a ABAP tem se inserido no debate nacional e internacional sobre a paisagem em suas diversas abordagens, buscando refletir criticamente acerca da relação entre as ações humanas e os territórios, nas diversas escalas e que impactam o ambiente, a sociedade e sua cultura. Desse modo, seu especial foco diz respeito à formação e à atuação profissional, relacionadas ao planejamento e projeto de paisagens.

Para tanto, promove visitas técnicas, cursos, palestras, encontros e seminários de aperfeiçoamento profissional, além de exposições, publicações e outras atividades. A consolidação deste processo pode ser constatada pelo fato de a entidade contar hoje com associados de doze unidades da Federação e representar a terceira maior associação de profissionais da área do continente americano, ficando atrás, apenas, dos Estados Unidos e do Canadá, nações em que a arquitetura paisagística já conta com mais de cem anos de institucionalização.

Em 2006, ao completar 30 anos, a entidade realizou o 1º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem (1º CIAP), trazendo como tema central “Metodologias e Práticas Projetuais em Arquitetura Paisagística na América Latina”, que reuniu 300 profissionais por 3 dias, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. Desde então os CIAPs vêm ocorrendo periodicamente, tendo como missão ampliar as oportunidades de encontro entre profissionais e promovendo a visibilidade de temas e desafios contemporâneos do campo profissional e de formação.

No ano de 2009, a ABAP sediou uma vez mais, na cidade do Rio de Janeiro, um Congresso do IFLA, consolidando sua participação na entidade internacional e estabelecendo novas oportunidades, fluxos e trocas de experiências.

Em 2010, como resultado de um esforço histórico e em conjunto com outras associações profissionais dos arquitetos urbanistas, participa da fundação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, CAU. Segundo a Lei 12.378 que o institui, cabe às entidades fundadoras integrar o Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas, o CEAU, o que significou um efetivo avanço no estabelecimento de um diálogo entre os profissionais e seu Conselho.

Em 2021, completando 45 anos de existência, a ABAP realizou em setembro o 6º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem (6º CIAP), trazendo convidados do Brasil e fora do Brasil para discutir a paisagem com o tema “Olhar, Imaginar e Gerir”.

Atualmente, além da sede nacional que está em São Paulo, a ABAP tem estabelecidos núcleos nos estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pará, Pernambuco e Distrito Federal e busca fundar junto aos seus associados dos demais estados seus núcleos para fomentar ações locais e transversais, bem como sua participação nos CEAUs das Unidades da Federação, (CAUs UFs).